terça-feira, 26 de outubro de 2010

Relato da Entrevista

Nossa entrevista estava marcada para as 10h, chegamos ao escritório de imigração às 9h20 aproximadamente, a sala de espera estava vazia e nos sentamos. Vimos uma moça simpática passar, sorriu para nós e entrou na sala, pela descrição pensamos "deve ser a Mme Isabelle, chame a gente svp". Sabíamos que tinha duas entrevistadoras, a Isabelle e a Elsy Lopez e por conta dos relatos que havíamos lido, estávamos na torcida para que fosse a Isabelle, parecia mais "tranquilinha" segundo lemos.

Nisso, sai da sala ao lado um casal sorrindo e senta-se perto de nós, começamos a conversar e eles nos disseram q tinham passado =D, perguntei quem os tinha entrevistado, eles não se lembravam direito o nome, mas ao citarmos "Isabelle" o rapaz disso "Isso, é Isabelle". Ela havia pedido q esperassem para que ela terminaria o processo, imprimiria o CSQ e os chamaria de volta à sala. E foi o q aconteceu.

Chegou um outro casal e foi chamado na outra sala, portanto, nós seríamos entrevistados pela mesma moça que o casal com quem conversamos (êêêêê). Eles saíram e logo fomos chamados. A moça foi simpática, explicou que nosso dossiê havia sido analisado e a entrevista era para checar os documentos e testar nosso nível de francês.

Como ela falava bem rápido, no começo eu sempre achava que não entenderia o q ela diria, mas qd ela terminada eu percebia que havia entendido o contexto. Ela começou pedindo os passaportes e certidões. Levamos tudo em uma pasta sanfonada com 12 divisórias, então era só enfiar a mão na divisória e vir com o documento solicitado ou com uma pasta L estrategicamente funcional, foi bem prático assim, não precisamos procurar por nada, estava tudo à mão.

Seguindo orientações do professor, o Roger aproveitava pra falar sob qualquer pretexto. Ela pediu os diplomas e ele ia mostrando e falando. Quando ela pediu os comprovantes de trabalho dele aqui ele entregou a carteira profissional, mas ela pediu a carta da empresa (a única que não tinhamos foi substituída pela declaração de IR daquele ano constando o nome da empresa), ela olhava as cartas, conferia com a carteira profissional e digitava informações.

Foi basicamente conferência de documentos dele e ela perguntou sobre a formação profissinal dele, daí ele emendou falando da experiência profissional, surgiu o assundo de a profissão dele ser regida pela ordem, falaram sobre o processo de inclusão na ordem e o Roger falou que o processo incluía ele fazer "uma outra entrevista" em francês, rimos da piadinha (foi o primeiro sorriso Pierre rs).


Aí ela virou pra mim, pediu os documentos digitava e perguntou qual era a minha motivação para ir para Quebec. (Eu achei q essa pergunta seria para o requerente principal :p). Daí eu respondei que queria que meus filhos crescecem num lugar que oferecesse melhor qualidade de vida, que educação era muito importante para nós e nem lembro mais o que rs. Vi que ela estava satisfeita e deixei ela digitar mais. Sobre como seria minha área de trabalho no Quebec, eu disse que era professora aqui, e que lá tentaria algo em escritório (tenho experiência) ou como "aide-éducatrice de la pepite enfance", que apesar de não ter experiência efetiva, já trabalhei como baby-sitter e adoraria cuidar de crianças, que sou paciente e tal, mas ela me advertiu ressaltando que é necessário um curso específico de lá para essa atividade, no CSQ vi que ela mudou a função para o código 4142 "institutrice à la maternelle et au niveau primaire".

Daí ela avisou ao Roger que conversaria com ele em inglês para testar o nível intermediário dele, daí perguntou pq escolhemos "Ville de Québec", ele começou a responder e brincou (ele sorriu de novo Pierre rs) dizendo que era difícil não misturar francês e inglês, e foi mesmo rs, mas convenceu. Interferi algumas vezes de forma descontraída e ela voltou a digitar sorrindo.

Ela voltou ao francês perguntando como foi nossa vida nos EUA (isso q era pra ela perguntar em inglês rs) ele respondeu, e ela encerrou questionando sobre o que ele sabia sobre os valores quebequenses, coisa que eu imprimi para ele e ele leu no caminho pra lá... depois da resposta dele, ela avisou que nossa avaliação foi positiva e para esperarmos lá fora até que ela terminasse o processo, imprimisse a papelada e nos chamasse de volta =D

Saímos, conversamos com o casal q seria depois de nós tentando tranquilizá-los como o outro fez com a gente.

Foi isso, nos chamou, deu as informações sobre os proximos passos (estudar mais francês, processo federal e apoio de Quebec para imigrantes) e nos desejou boa sorte.

Ah, e para fechar, nesse momento, no CSQ que descobri que ela era a Elzy Lopez rsrsrsrs, o outro rapaz que nos informou se confundiu. Foi bom achar q estávamos com a Mme Isabelle, psicologicamente deve ter nos deixado mais tranquilos, mas a Mme Elzy foi extremamente simpática também. Portanto, não se preocupem, ela é bem razoável, simpática e atenta positivamente. Esse momento fez valer tudo que passamos até agora pelo processo, foi uma recompensa e tanto.

Bom, né?

Boa sorte para quem vai fazer entrevista por esses dias =D

5 comentários:

  1. oi Simone...
    Valeu pelo post... dá p/ ter uma idéia do que passarei, no nosso caso, eu sou a requerente principal devido à minha experiência profissional que está em demanda lá!
    Tenho fé em Deus que tudo vai dar certo p/ gente tbém... mas fico c/ dor de barriga só de pensar... acho que vai me dar um "piriri" na hora !!! Rsrsrsrs...
    Daqui a 3 semanas vou postar nossa experiência tbém...
    Vcs tem filhos?
    Vamos mantendo contato sim... pois é mto melhor chegar lá e já conhecer alguém, mesmo que viertual, tenho certeza de que lá nos conheceremos pessoalmente.
    Abç

    ResponderExcluir
  2. Vai dar tudo certo sim =D Piriri faz parte rs
    Tenho filhos sim, dois: a Lelê de 14 e o Roginho de 9. Tem fotinha deles no vídeo "porquoi notre place est au quebec?", vale a pena ver pq são lindos rs.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. oii simone!! q maravilha esse momento..curtam muuito=D cada fase uma festa, né? parabéns parabéns
    bjokas. qq coisa estamos aí=0)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post!
    Obrigada por nos animar!!!

    ResponderExcluir